quinta-feira, 28 de junho de 2012

Operação Guarani

Misiones (AR) - A região destinada ao exercício no terreno da Operação Guarani já está vivendo a simulação de um combate convencional. Todos os militares estão aplicando na prática os aprendizados teóricos alcançados durante os meses de preparação. A experiência já está sendo considerada marcante para todos os envolvidos. O Aspirante Mossi é o comandante do 3º Pelotão de Cavalaria Mecanizada, e está posicionado com equipamentos e sua fração de militares em local estratégico, tendo como principal missão a defesa de três pontes, por onde passarão viaturas de logística rumo às posições seguintes.“É uma oportunidade única, me sinto altamente motivado e querendo fazer o melhor para o resultado ser acima do esperado”, avalia o Aspirante. Além do conhecimento fortalecido, ele reforça a importância de estar próximo das novas tecnologias utilizadas pelo Exército Brasileiro. “Em função da operação, aprendi a operar com o que há de mais moderno nas Comunicações, como, por exemplo, o software C2 em Combate”, complementa.Misiones (AR) - Às 18h de segunda-feira 26 de junho, iniciou oficialmente o exercício no terreno da Operação Guarani 2012. Mais de 1100 militares e 210 viaturas dos dois exércitos estão trabalhando no exercício combinado que visa o adestramento das tropas e a integração dos dois exércitos.
Todos os militares participantes da Operação estão em posições estratégicas desempenhando seus papéis em um quadro de guerra convencional.
Entendendo o Exercício
Trata-se de um exercício combinado de combate convencional, que terá participação da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, cujo quartel-general se localiza em Santiago-RS, e da Brigada de Infantaria de Monte XII, da Argentina. Essas tropas formarão uma Força Tarefa pertencente ao Exército Azul, que terá como oponente um fictício Exército Vermelho.Foi criada uma situação de conflito para orientar o treinamento, onde Forças Vermelhas tomam a iniciativa e atacam as Forças Azuis. Estas são obrigadas a recuar, trocando espaço por tempo, ao mesmo tempo em que buscam desgastar o inimigo, realizando o que é conhecido na terminologia militar como ação retardadora.
O objetivo dos azuis é atrasar o adversário, para que o seu Exército se mobilize e possa combater de igual para igual contra os Vermelhos e, em fases posteriores, contra-atacar para recuperar o território cedido inicialmente ao invasor.
Números da OperaçãoMilitares:
Força azul: mais de 1100 integrantes
Força vermelha: mais de 60 militares (formado por uma Cia de Caçadores)
Blindados:
Brasil – 8 Cascavel e 9 Urutu (incluindo 1 oficina)
Argentina: 3 Panhard
Helicópteros
Brasil: 1 modelo HA-1
Argentina: 2 modelos UH-1H
Sistema de Comunicações com tecnologia de ponta
Apostoles (AR) – O Exército Brasileiro está empregando o que há de mais moderno em sistemas de comunicações durante a Operação Guarani 2012. O acesso à informação de forma rápida e eficaz é fundamental neste tipo de atividade. Neste exercício, destacam-se os seguintes instrumentos:
- Sistema de Comunicações Militares por Satélite (SISCOMIS), que disponibiliza internet, intranet (EB net), telefonia convencional interna do Exército Equipamento Rádio Falcon III (46 unidades) e SPR (Rádio Individual do Soldado – 60 unidades distribuídas entre os pelotões): equipamentos que estão sendo utilizados pela primeira vez. Os equipamentos utilizam novas tecnologias de segurança e computador tático (ETC IV) com software de comando e controle em combate (software C2 em combate), que integra GPS, rádio e transmissão de dados e ainda, permite em tempo real a consciência situacional da área de operações, em apoio a decisão do comandante...SEGURANÇA NACIONAL BLOG

Nenhum comentário: