sexta-feira, 16 de março de 2012

Venezuela envia 15.000 soldados para as fronteiras


CNN) - A Venezuela está implantando cerca de 15.000 tropas para suas fronteiras para combater o narcotráfico, o país do ministro da Defesa diz.
Operação Sentinela, como é chamada, vai enviar tropas para as fronteiras com a Colômbia, Brasil e Guiana, a estatal AVN agência de notícias nesta sexta-feira.
O objetivo da operação é encontrar e desmantelar laboratórios onde as drogas ilegais são produzidos, e para acabar com os traficantes, ministro da Defesa, general Henry Rangel Silva disse.
"Vamos realizar um trabalho de inteligência e patrulhas para detectar os campos possíveis para processar drogas", disse ele, segundo a AVN.
O anúncio feito por Rangel é notável porque os Estados Unidos considera-lo envolvido no tráfico de drogas, também.
Os Estados Unidos acrescentou Rangel à sua lista chefão em 2008, alegando que ele prestou apoio às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, comumente conhecida como a FARC.
Um comunicado do Departamento do Tesouro na época disse que os gerais "materialmente atendidas as atividades de tráfico de drogas das FARC" e empurrou para uma maior cooperação entre o governo venezuelano e os rebeldes de esquerda.
Depois de chegar ao poder, o presidente venezuelano Hugo Chávez encerrou a cooperação de seu país com o Drug Enforcement Administration dos EUA. Desde então, os Estados Unidos criticou os esforços da Venezuela contra o tráfico de drogas, enquanto a Venezuela apregoa o que conseguiu sem os americanos 'help.
Rangel disse que a operação, que já tem cerca de 150 postos de fronteira, já mostrou resultados positivos                                                             
Cnn segurança nacional

Nenhum comentário: