sexta-feira, 9 de março de 2012

Mísseis de cruzeiro: instrumento universal da aviação de longo alcance da Rússia

A Rússia está desenvolvendo o componente aéreo das Forças Estratégicas. Bombardeiros modernizados munidos de novos armamentos entram em dotação da Força Aérea. Mísseis contemporâneos alargam as potencialidades da aviação de longo alcance, assegurando a sua utilização em diversas ações militares.
De cacete para espada
Em fevereiro de 2012, a Força Aérea da Rússia recebeu o primeiro bombardeiro modernizado Tu-22M3M. Estes aviões, munidos de novos armamentos e equipamentos, serão um elemento importante da potência combativa da aviação militar nacional nos anos 2020 – 2030. Para além de aviões Tu-22M, a Rússia continua a modernização de aviões Tu-160 e Tu-95MS.
A aviação de longo alcance é considerada com a parte mais flexível da tríade nuclear. A possibilidade de utilizar diferentes meios de destruição e, como consequência, a possibilidade de atingir alvos diversos, a capacidade de mudar alvos já depois do despegue tornam a aviação de longo alcance um instrumento universal.
Mísseis de cruzeiro X-55 (Kh-55), desenvolvidos no início dos anos 80, e os seus análogos constituem hoje uma base da reserva de munições dos bombardeiros pesados Tu-95 e Tu-160. O X-55, munido de uma ogiva termonuclear e com um raio de ação até 2500 km, é um instrumento bastante flexível de guerra nuclear – um desvio provável circular de menos de 20 metros e uma carga potente de 200 quilotoneladas permitem a estes mísseis destruir alvos altamente protegidos com uma probabilidade próxima de 100 por cento.
Para conflitos não nucleares, foi elaborada uma versão deste míssil, conhecido como X-55 (Kh-5), com uma carga de combate explosiva de 400 quilogramas. O raio de ação do míssil diminuiu para 500-600 quilómetros à conta de um peso maior da carga de combate não nuclear. O X-55 poderia ser um instrumento universal da aviação de longo alcance, mas após a desintegração da União Soviética a sua produção diminuiu bruscamente.
O par de mísseis X-101/X-102 (Kh-101/Kh-102) é considerado como armamento prometedor para bombardeiros pesados. O X-101 tem uma carga de combate não nuclear, enquanto o X-102 dispõe de uma “carga especial”. São mísseis subsônicos com uma velocidade de cruzeiro de 200 e uma velocidade máxima de cerca de 270 metros por segundo. O desvio provável circular do X-101 constitui 10 metros, o que permite considerá-lo como arma de alta precisão. O raio de ação deste míssil supera 5000 quilómetros, dificultando fortemente o seu descobrimento e a interceção.
Este míssil passou por testes recentemente e, por enquanto, a quantidade de X-101 não é relativamente grande nos arsenais da aviação de longo alcance. No entanto o processo de renovação continua.
Assassino de porta-aviões
Uma das missões principais da aviação de longo alcance nacional foi sempre derrotar alvos marítimos do eventual inimigo, em primeiro lugar de porta-aviões da Força Naval dos Estados Unidos. Tal atenção em relação a porta-aviões é evidente: tendo a bordo 30-50 aviões de ataque, os porta-aviões tornam-se arma estratégica perto do litoral russo. No caso de um conflito hipotético, a sua neutralização é uma tarefa de primeira ordem.
O míssil de cruzeiro X-22, desenvolvido no fim dos anos 60, continua a ser hoje o armamento principal contra alvos navais dos bombardeiros Tu-22M3. Tendo uma alta velocidade, um longo raio de ação e uma carga potente, o X-22 continua a ser até hoje uma arma eficaz, mas, nos próximos anos, todos os mísseis deste tipo serão retirados devido à sua idade.
Segundo os dados disponíveis, os mísseis X-22 devem ser substituídos pelos X-32, muito semelhantes pelas caraterísticas principais. A velocidade máxima do X-32 constituirá cerca de 4000 quilómetros por hora, não sendo muito diferente em comparação com o seu antecessor, mas o raio de ação deve crescer muito – de 400-600 para 800-1000 quilómetros. Como se espera, os X-32 entrarão em dotação em 2020.
Contudo, este raio de ação pode ser alcançado com a ajuda da indicação externa de alvos, o que subentende automaticamente a necessidade do desdobramento do respetivo agrupamento de satélites e/ou a existência de aviões especializados de que a aviação nacional não dispõe após a retirada dos Tu-95RTs da Força Aérea. Podemos esperar que estes problemas sejam resolvidos antes de os novos mísseis entrarem em dotação.voz da Russia...SEGURANÇA NACIONAL

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