quinta-feira, 15 de março de 2012

Argentina anuncia nesta quinta sanções petroleiras nas Malvinas


BUENOS AIRES - O governo da Argentina detalhará nesta quinta-feira, 15, as sanções que vai adotar contra bancos e empresas que trabalham com petroleiras que operam nas Ilhas Malvinas, de acordo com informações do jornal Clarín.
A chancelaria argentina convocou para as 14h30 desta quinta uma coletiva de imprensa para informar sobre "as ações que o Estado argentino tomará ante a exploração ilícita de hidrocarbonetos no Atlântico Sul. As autoridades presentes serão o Ministro de Relações Exteriores, Hector Timerman, e a procuradora do Tesouro, Angelina Abbona.
As medidas consistirão em sanções penais, civis e administrativas contra bancos e outras empresas que fazem negócios com as petroleiras atuantes no arquipélago ao sul do território argentino.
As informações serão divulgadas em um momento no qual a Argentina vive tensões com a Grã-Bretanha a respeito da soberania das ilhas, chamadas de Falkland pelos britânicos. Em 2012, completam-se 30 anos da guerra travada entre os dois países pelo arquipélago.
Nos últimos meses, Londres e Buenos Aires trocaram farpas por causa das ilhas. A Argentina reclama da "militarização" e da ocupação britânica no Atlântico Sul, enquanto a Grã-Bretanha argumenta que a discussão em torno da soberania está fora de questão, a menos que os habitantes das Malvinas desejem debatê-la.
estadão.com.br segurança nacional

Nenhum comentário: