quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Satélite zelador suíço create a limpar o espaço


Mais de meio século de envio de objetos em espaço deixou a Terra rodeado por lixo. Bits de mortos há muito tempo satélites , passou estágios de foguetes e outros detritos em órbita do planeta em quase 18.000 mph, cada pedaço um potencial perigo para satélites de trabalho ou astronautas.
Os suíços têm um plano, no entanto. Cientistas do centro espacial suíça na EPFL, o Instituto Federal de Tecnologia em Lausanne, pretende enviar um "satélite zelador" em órbita, para varrer detritos e removê-lo permanentemente em órbita.
O SFr10m (7 milhões de libras) por satélite, chamado CleanSpace Um , poderia lançar dentro de cinco anos, de acordo com a EPFL.
Nasa mantém registro de 16.000 pedaços de lixo em órbita, que são maiores do que 10cm (4in) de diâmetro. Poderia haver mais de 500.000 medição 10cm 1cm e muitas centenas de milhões menores.
Mesmo um pequeno fragmento de entulho poderia danificar gravemente (ou até mesmo destruir satélites ou naves espaciais) outro que colidem com eles, a criação de detritos ainda mais perigoso. A Estação Espacial Internacional tem de alterar regularmente a sua órbita para evitar ser atingido por pedaços grandes de lixo.
Em fevereiro de 2009, o satélite Iridium-33 EUA explodiu quando acidentalmente atingiu há muito abandonadas da Rússia Cosmos-2251 de satélite.
"Tornou-se essencial estar ciente da existência dos escombros e os riscos que são executados por sua proliferação", disse Claude Nicollier, astronauta e professor da EPFL.
CleanSpace Alguém poderia coincidir com a sua trajetória com a de seu destino usando um EPFL-designed do motor ultra-compacto. Quando atinge seu alvo, ela vai pegar o lixo com uma garra emocionante. Em velocidades de até 18.000 quilômetros por hora, isso não será uma tarefa fácil, especialmente se o lixo está girando. CleanSpace Um irá depois voltar para a Terra e queimar na atmosfera, juntamente com o seu lixo em anexo.
Para sua primeira missão, EPFL terá como objectivo derrubar um dos dois satélites abandonados suíços: o picosatellite Swisscube, que foi lançado em órbita em 2009, ou o TIsat, lançado em julho de 2010.
Planejada da Rússia Marte Lua sonda nunca escapou da órbita da Terra após o seu lançamento novembro. Apesar dos esforços das agências espaciais russa e europeia, uma das peças mais pesadas e mais tóxico do lixo espacial nunca chocaria contra a Terra.
"Queremos oferecer e vender toda uma família de sistemas prontos, concebido como forma sustentável quanto possível, que são capazes de de órbita vários tipos de satélites", disse Volker Gass, diretor do centro espacial Suíça, em uma declaração sobre a EPFL website .
"As agências espaciais estão cada vez mais descobrindo que é necessário levar em consideração e se preparar para a eliminação do material que está enviando para o espaço. Nós queremos ser os pioneiros nesta área."guardian.co.uk,

Nenhum comentário: