sábado, 4 de fevereiro de 2012

Reino Unido enviará submarino nuclear às Malvinas, diz jornal


A Marinha britânica enviará um submarino nuclear às Malvinas em plena escalada de tensão com a Argentina pela  HMS Turbulent disputa da soberania das ilhas, informa neste sábado o jornal Daily Mail. Em resposta a esta informação, uma porta-voz do Ministério da Defesa britânico se limitou a afirmar que nunca foi divulgada informação alguma sobre o envio dos submarinos.
Esta informação foi publicada depois que a pasta informou há poucos dias que enviará nos próximos meses às Malvinas o destróier HMS Dauntless, uma embarcação de guerra equipada com mísseis antiaéreos de alta tecnologia Sea Viper. Segundo o periódico, se trata de um submarino tipo Trafalgar, que pode ser o HMS Tireless ou o HMS Turbulent e deve estar em águas das Malvinas até o mês de abril, quando se completam 30 anos do conflito que gerou uma guerra entre o Reino Unido e Argentina pela soberania das ilhas.
O desdobramento, de acordo com o jornal, foi aprovado pelo primeiro-ministro, David Cameron, e tem a intenção de proteger as ilhas de uma eventual ação militar argentina. De acordo com a informação, no submarino - equipado com mísseis de cruzeiro Tomahawk - viajam técnicos que falam espanhol para escutar comunicações de rádio marítimas na região. Segundo o Ministério da Defesa britânico, o envio do destróier HMS Dauntless estava programado há um ano e não está vinculado à escalada da tensão entre os dois países.
O HMS Dauntless, que substituirá a fragata britânica HMS Montrose, é um dos seis novos destróieres Tipo 45 com que a Marinha do Reino Unido conta e está equipado com um avançado sistema de navegação que dificulta sua detecção por radar. O anúncio de seu desdobramento coincide com a presença do príncipe William nas ilhas, que chegou na quinta-feira para realizar um treinamento como copiloto de helicópteros de resgate.
A presença do neto da rainha Elizabeth II nas ilhas é particularmente sensível para a Argentina, que reivindica a soberania das Malvinas desde janeiro de 1833. Em 1982, os dois países entrarem em guerra pela posse das Malvinas, um conflito que começou depois que os militares argentinos ocuparam as ilhas em 2 de abril daquele ano e terminou dois meses depois, em 14 de junho, com a rendição argentina. As relações anglo-argentinas atravessam um momento de forte tensão depois que vários países latino-americanos decidiram bloquear a entrada de navios com bandeira das ilhas em seus portos.

Nenhum comentário: