segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Marte pode ter tido oceanos

A idéia de que Marte já teve oceanos é controversa: Tem sido proposto antes, e as formações que se assemelham a linhas de costa foram encontrados em imagens de uma variedade de naves espaciais.
Agora os cientistas, após analisar os dados da Agência Espacial Europeia,Mars Express missão, concluíram que as planícies do norte de Marte pode ter tido um oceano.
Mars Express ' radar MARSIS , implantado em 2005, penetra profundamente na superfície marciana. Cientistas do Instituto de Planétologie et d'Astrophysique de Grenoble e Universidade da Califórnia, Irvine, dizer que os primeiros 60 a 80 metros de evidências do planeta shows subsuperficial de material sedimentar e gelo, indicando que um oceano poderia ter existido lá.
Os cientistas estão propondo não apenas um, mas dois oceanos possíveis na mesma área. O primeiro oceano teria existido 4 bilhões de anos atrás, quando Marte era mais quente.
A segunda teria existido 3 bilhões de anos atrás, depois de Marte sofreu um impacto derretimento de gelo. Teria sido temporária, já que de a água ou refroze ou vaporizada para a atmosfera.
Evidências dos oceanos neste caso não indica vida, no entanto, dizem os cientistas. O oceano, segundo temporária provavelmente não teria existido tempo suficiente para sustentar a vida, o Dr. instituto francês Jérémie Mouginot disse em um comunicado. Para encontrar a vida, astrobiologists terá que estudar partes da história de Marte quando a água pode ter existido por longos períodos de tempo.

Nenhum comentário: