segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Hague: ataque de Israel ao Irã não seria inteligente


O chanceler britânico, William Hague, afirmou que um eventual ataque de Israel ao Irã nos próximos meses não seria "inteligente" e insistiu que sanções econômicas e negociações são o melhor caminho para convencer Teerã a abandonar suas ambições nucleares, informa o jornal britânico The Guardianneste domingo.
Em entrevista à emissora BBC1, Hague se posicionou contrariamente a uma eventual ação militar no Irã, sem, no entanto, fechar a porta para esta opção. "Eu não acho que seria inteligente neste momento Israel lançar um ataque militar ao Irã", disse. "Israel, como todo mundo, deveria dar uma chances real à abordagem que adotamos de sérias sanções e pressões econômicas e a prontidão para negociar com o Irã. Isso é o que precisamos fazer para chegar ao sucesso".
Hague também repetiu a sua tese de que um Irã nuclear levaria a uma Guerra Fria no Oriente Médio. "Ou eles seriam atacados e haveria uma guerra, ou haveria uma Guerra Fria em que o Irã seria submetido a sanções de longo prazo", disse Hague.
Hague ainda afirmou que o governo israelense não compartilhou seus planos em relação ao Irã com as autoridades britânicas Reuters ,,,segurança nacional

Nenhum comentário: