sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Argentina diz que britânicos enviaram submarino nuclear às Malvinas


Eskinder Debebe/AP
NOVA YORK - A Argentina diz ter informações de que a Grã-Bretanha enviou um submarino nuclear para o Atlântico Sul, perto das disputadas Ilhas Malvinas, disse nesta sexta-feira, 10, o ministro de Exteriores argentino, Hector Timerman.
Timerman (e) encaminhou queixa diretamente ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon (d)
 
O chanceler afirmou na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, que o submarino chamado Vanguard, que carrega armas nucleares, foi enviado como parte da tropa da Grã-Bretanha ao arquipélago, chamado de Falklands pelos britânicos.
Timerman disse que a Argentina perguntou para os britânicos por meio diplomáticos sobre o envio de armar nucleares ao Atlântico Sul. "Até agora, eles se recusam a dizer se é verdade ou não", detalhou o chanceler. O embaixador da Grã-Bretanha na ONU, Mark Lyall Frant, apenas disse que "Londres não comenta a disposição de suas armas ou submarinos".
O diplomata argentino se reuniu mais cedo com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o qual denunciou "a militarização do Atlântico Sul por parte dos britânicos". Timerman ainda encaminhou uma queixa formal para o Conselho de Segurança, órgão do qual a Grã-Bretanha é membro permanente.
Ban pediu calma a ambas as partes e expressou "preocupação com as crescentes trocas de ameaças" entre os dois governos e afirmou que a ONU está disposta a mediar a disputa, se assim for solicitado, de acordo com um texto divulgado pelo gabinete do secretário-geral. A Argentina aceita a mediação, afirmou Timerman, embora Londres, rejeite negociações sobre a soberania do arquipélago, a não ser que seus habitantes assim o desejem.
A Argentina e a Grã-Bretanha entraram em uma guerra pelas ilhas em 1982, e as tensões entre os dois países aumentaram nas últimas semanas em torno do status do arquipélago do sul do Oceano Atlântico. As ilhas, atualmente sob controle britânico, são reclamadas pela Argentina.

Nenhum comentário: