domingo, 1 de janeiro de 2012

EUA: por falta de informações, Santorum bombardearia Irã


O pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Rick Santorum assegurou neste domingo que, se chegar à Casa Branca, estaria disposto a bombardear o Irã se o país se negasse a permitir a inspeção de suas instalações nucleares, em declarações ao programa "Meet the Press" da rede NBC.
"O Irã não conseguirá uma arma nuclear sob minha vigilância", acrescentou o ex-senador pela Pensilvânia, que está em Iowa para participar na terça-feira nos primeiros caucus (assembléias primárias) da corrida à Presidência. Santorum, relegado até agora a últimas posições nas pesquisas, alcançou um terceiro lugar no sábado em um das pesquisas mais importantes de Iowa, a que elabora o jornal Des Moines Register, com 15% do apoio dos eleitores do Estado e só atrás do ex-governador de Massachussetts Mitt Romney e o congressista Ron Paul.
O Irã foi um dos temas principais no reduzido debate sobre política externa da pré-campanha eleitoral, e tanto Romney como o ex-porta-voz da Câmara Baixa Newt Gingrich disseram que poderiam apoiar um ataque militar para dissuadir o regime iraniano de avançar em seu suposto programa.
Os EUA acusam o Irã de ocultar sob seu programa nuclear civil, outro de natureza clandestina e militar, cujo objetivo seria fabricar armas atômicas, alegações que Teerã rejeita.

Nenhum comentário: