SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Forças Especiais Militares | Alemão | 2011 | HD

Tropas alemãs Elite

batalha do Quênia com os islâmicos na Somália sucesso?

Por Peter Wilkinson, da CNNCNN) - Tropas quenianas estão lutando contra o grupo extremista islâmico Al-Shabaab na vizinha Somália, os ocidentais estão sendo orientados para estâncias turísticas do Quénia e os medos são elevados de ataques terroristas em Nairobi. Quais são as razões por trás dos distúrbios e que é provável acontecer a seguir?
Qual é a fonte da agitação?
Um estado de anarquia quase-existe na Somália por mais de duas décadas: o governo tem pouca autoridade, o conflito violento deixou milhares de mortos, eo país foi recentemente atingido por uma fome devastadora.
Piratas têm se aproveitado do vácuo de poder para se aproveitarem das grandes e pequenas embarcações na costa do país, mas ao longo dos últimos meses, Al-Shabaab militantes parecem ter acrescentado uma nova tática: o seqüestro de turistas estrangeiros e trabalhadores de ajuda humanitária no Quênia (embora alguns em Al-Shabaab negam envolvimento no rapto.) Al-Shabaab já gera dezenas de milhões de dólares por ano, em grande parte pelos portos controle ao longo da costa da Somália, de acordo com um recente relatório das Nações Unidas.
Como é que responderam ao Quênia seqüestros?
O custo da pirataria
Incursão do Quênia Somália poderia ser atoleiro
Respondendo a temores de que investidores estrangeiros e os turistas poderiam ser afugentados, as forças do Quênia, no mês passado entraram na Somália, dizendo que os seqüestros ameaçava a segurança e constituiu um ataque à soberania do Quênia. Forças do Quênia dizem que são em última análise, buscando tomar a cidade portuária somali de Kismayo, descrito pela ONU como um reduto-chave e fonte de dinheiro para a Al-Shabaab.
Qual tem sido a resposta?
A incursão tem levantado temores de represálias com a Al-Shabaab dizendo que considera uma afronta à soberania da Somália. No mês passado (outubro) da Embaixada dos EUA no Quênia afirmou ter informações credíveis de um ataque terrorista iminente contra estrangeiros. No dia seguinte, explosões gêmeas em Nairobi matou pelo menos uma pessoa.
Muitos se preocupam a ação fará com que o Quênia não menos seguro, mais assim. Analista de segurança Rashid Abdi, da International Crisis Group, disse à CNN: "Há um risco de que enquanto o argumento para ir em é parar o terrorismo, o contrário pode ser agora o caso Al-Shabaab terá agora o pretexto para atacar o Quênia.. "
Qual a probabilidade de operação do Quênia para ter sucesso?
Qualquer intervenção estrangeira na Somália é um grande risco, dizem os especialistas, que apontam para a história recente como prova, em malfadada América em particular "Black Hawk Down" missão em 1993, quando as forças dos EUA tentaram capturar um senhor da guerra local - resultando em muitas mortes em ambos os lados, a invasão da Etiópia apoiado pelos EUA que contribuíram para a ascensão do Al-Shabaab, e uma campanha longa e sangrenta da União Africano para controlar a capital somali Mogadíscio.
"Se houver qualquer coisa que aprendemos no último par de décadas é que a intervenção estrangeira, especialmente a intervenção militar, não funciona na Somália", disse Abdi.
Nosso principal objetivo é apenas para entrar, desmantelar a Al-Shabaab e sair.Alfred Mutua, porta-voz do governo queniano
Em grande parte do exército convencional do Quênia está sendo dificultado por fortes chuvas e capacidade Al-Shabaab para derreter no fundo. No entanto as autoridades dizem que sua operação deve ser mais em poucos meses. "Nós não queremos sair e ficar preso na Somália", porta-voz do governo queniano Alfred Mutua, disse. "Quando os Estados Unidos, Etiópia e outros foram lá, eles estavam tentando apoiar um governo existente. Nosso principal objetivo é apenas para entrar, desmantelar a Al-Shabaab e sair."
Qual é o pano de fundo a agitação?
Somália tem conhecido conflito apenas desde a queda de 1991 o ditador Mohamed Siad Barre, que havia tomado o poder em 1969, nove anos após a independência da Grã-Bretanha e Itália.Enquanto isso, a UE reforçou os controles de pesca na Europa, as frotas da Europa e da Ásia - muitos operando ilegalmente - deslocado para as águas do Leste Africano para os peixes. De acordo com muitos relatos, na ausência de qualquer patrulhas da marinha somali, as frotas saquearam as populações de peixes, dizimando a vida de muitos pescadores somalis.
Muitos desses ex-pescador desamparados "assumiu a responsabilidade em suas próprias mãos", segundo o Banco Africano de Desenvolvimento, e se virou para navios de seqüestro para compensar a renda perdida. A nova "indústria" foi rapidamente cooptado pelos senhores da guerra somalis e agora é uma gang-like, organizado hierárquica operação.
De acordo com a acadêmica William Jelani Cobb, "A Somália é como o Afeganistão, em que tínhamos um grande interesse no lugar durante a Guerra Fria e mais ou menos esqueceu-lo depois."
Em um artigo escrito para a CNN em 2009, em resposta ao seqüestro de um capitão de navio americano, Cobb escreveu: ". Parte da luta contra o terrorismo significa abordar as condições em que ela floresce extorsão e sequestro em alto-mar é certamente errado, mas, ignorando ... as ameaças ao abastecimento alimentar regional, que efetivamente criou um nicho para esses piratas ".
Se você tem uma grande guerra acontecendo, é difícil distribuir alívio. Atentados só aumentar o risco.Roger Middleton, pesquisador consultor em Programa de Chatham House para a África.
Como é que os distúrbios afetam a região?
Com a miséria a fome para milhões de pessoas causando no Corno de África, o conflito entre Al-Shabaab e as forças do Quênia é susceptível de prejudicar os esforços humanitários. Mesmo antes da incursão, os trabalhadores humanitários tiveram dificuldade para prestar socorro, de acordo com Roger Middleton, pesquisador consultor em Programa de Chatham House para a África.
"Se você tem uma grande guerra acontecendo, é difícil distribuir alívio. Bombardeios só aumentar o risco", Middleton disse, acrescentando que as discussões sobre o acesso entre os trabalhadores de ajuda e Al-Shabaab não eram susceptíveis de ser facilitado pelo conflito.
Como é que a comunidade internacional a reagir?
O governo queniano diz que a decisão de atacar foi o seu sozinho.Principais aliados ocidentais como os EUA eo Reino Unido têm sido rápidos a declarar publicamente que eles não estão ajudando nessa ação, embora os franceses dizem que vão ajudar. Na região, Ruanda e África do Sul emitiram declarações de apoio do Quênia.
"A comunidade internacional está a ser silenciosamente apoio", disse Middleton ", mas apenas porque eles não têm idéia do que fazer.
"Tenho certeza que os EUA e outros têm prestado assistência inteligência, mas não houve oferece esmagadora de apoio. A maioria dos governos acreditam que o envio de tropas para a Somália não é uma boa idéia, mas não há plano B, além do status quo.
"Seu raciocínio é que as forças Quênia poderia ser preso na Somália por muito tempo, ou pode haver uma campanha insurgente no Quênia em si Poderia ir horrivelmente errado -.? Quem sabe"

Irã ameaça "punir" qualquer ataque israelense


Trabalhadores realizam inspeções em uma usina nuclear em Bushehr, no sul do Irã, em 21 de agosto de 2010.
DESTAQUES STORY
  • Oficiais militares iranianos: Nós vamos usar "equipamento adequado" para punir qualquer ataque
  • Israel-teste dispara um sistema de propulsão de foguetes
  • Os eventos ocorrem em meio a especulação em Israel sobre possíveis planos militares
Teerã, Irã (CNN) - O Irã emitiu um alerta a Israel na quarta-feira, com uma figura de topo militar dizendo que o Irã vai "punir" qualquer ameaça.
"Os Estados Unidos estão plenamente conscientes de que um ataque militar por parte do regime sionista contra o Irã não só irá causar danos enormes ao regime, mas que também irá causar danos graves para os EUA", disse o general Hassan Firouzabadi, comandante do Estado-Maior Conjunto de pessoal, de acordo com a agência de notícias semi-oficial Fars.
"Nós, como os militares, tomar todas as ameaças, porém distante e improvável, como muito real, e estão totalmente preparados para usar o equipamento adequado para punir qualquer tipo de erro", acrescentou, de acordo com uma tradução CNN de suas observações.
Outra semi-oficial agência de notícias iraniana, ISNA, publicou uma história em Inglês Firouzabadi citando como dizendo, "O autoridades dos EUA sabem que um ataque militar sionista regime contra o Irã irá infligir danos pesados ​​para os EUA a sério bem como o regime sionista".
O Ministério israelense da Defesa disse quarta-feira que Israel "realizou o teste de tiro de um sistema de propulsão de foguetes a partir da base militar Palmachim. Esta havia sido planejado pela instituição de defesa há muito tempo e foi realizada conforme o programado."
"Esta é uma conquista impressionante tecnológica e um passo importante no avanço de Israel nos reinos de mísseis e espaço", disse o ministro da Defesa Ehud Barak.
Os comentários do Irã e do teste de míssil israelense vir como um debate muito público está acontecendo em Israel sobre a possibilidade de um ataque militar contra a república islâmica.
Na semana passada, o maior jornal de Israel, Yedioth Ahronoth, publicou um relatório que sugeria que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e Barak ambos apoiaram uma greve contra o programa nuclear iraniano.
Essa história foi seguido até quarta-feira por uma reportagem do diário israelense Haaretz que Netanyahu foi lobbying membros de seu gabinete para apoiar um ataque militar contra o Irã, apesar das diversas dificuldades inerentes a tal operação. O jornal atribuiu a informação a um alto funcionário israelense, mas não revelou a identidade de sua fonte.
Israelense e autoridades dos EUA têm expressado preocupações de que o Irã está construindo armas nucleares, apesar da insistência de Teerã de que seu programa nuclear é para fins energéticos pacíficos.
A publicação de dois relatórios na mídia israelense trouxe críticas de membros do gabinete.
"Um debate público sobre isso é nada menos do que um escândalo. Eu não acho que nós já tivemos nada como isso", Dan Meridor, vice-primeiro-ministro e ministro da inteligência, disse ao jornal Maariv israelense. "O público elegeu um governo para tomar decisões sobre coisas como esta em segredo. O público do direito de saber não inclui o debate sobre matérias classificadas como este."
Falando à rádio israelense, Benny Begin, um ministro sem pasta, chamada de debate público sobre o Irã "um louco free-for-all" e criticou ex-funcionários da inteligência israelense para falar muito abertamente sobre as deliberações do governo em Iran.
O gabinete do primeiro-ministro não quis comentar sobre os relatórios de jornais e jornalistas a que se refere comentários que fez sobre o Irã na segunda-feira.
"Poderes regionais que tem o controle do Oriente Médio vai tentar garantir que eles tenham maior influência sobre os novos regimes - influência que nem sempre nos apoiar ou ser um benefício para nós, para dizer o mínimo", disse Netanyahu aos legisladores israelenses durante a sessão de abertura do Knesset.
"Uma dessas forças regionais é o Irã, que continua seus esforços para obter armas nucleares. Um Irã nuclear representaria uma ameaça terrível sobre o Oriente Médio e em todo o mundo. E, claro, ele representa uma ameaça, grave direto sobre nós também ... Nós operamos e continuará a operar de forma intensa e determinadamente contra aqueles que ameaçam a segurança do estado de Israel e seus cidadãos. "

Progress 42 retorna à Terra


Progress 42 retorna à Terra         

                            

Peres sugere que Israel está perto de ação militar contra o Irã


REUTERS
O presidente de Israel, Shimon Peres, aderiu nesta sexta-feira ao debate que existe em Israel sobre a conveniência de atacar o Irã, dizendo que a opção militar para impedir a República Islâmica de desenvolver armas nucleares está ficando mais próxima.
Um repórter do Canal 2 perguntou a Peres se "algo está nos deixando mais perto de uma opção militar ao invés da diplomática" e Peres respondeu: "Acredito que sim, estimo que os serviços de inteligência de todos esses países estão vendo o relógio correr, alertando os líderes de que não resta muito tempo."
"O Irã está se aproximando das armas atômicas, e no tempo que resta devemos nos voltar par as nações do mundo e exigir que cumpram sua promessa ... que é a de não apenas aprovar sanções. O que precisa ser feito deve ser feito, e há uma longa lista de opções."
A mídia israelense está nesta semana repleta de especulações de que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu estaria buscando um consenso no seu gabinete para bombardear instalações nucleares iranianas.
Os EUA e seus aliados, inclusive Israel, suspeitam que o Irã esteja desenvolvendo armas nucleares, algo que Teerã nega, insistindo que sua intenção é apenas gerar energia para fins pacíficos.
Embora Netanyahu não tenha feito ameaças diretas de ação militar contra o Irã, tanto Israel quanto os EUA sinalizam repetidamente que não descartam o uso da força caso a diplomacia não baste para convencer o Irã a abrir mão do seu programa nuclear.
(Por Maayan Lubell) 

Equador envia novos comandos militares à fronteira com Colômbia


Duas centenas de militares equatorianos foram mobilizados a regiões fronteiriças com a Colômbia para reforçar as ações do Exército destinadas a evitar a infiltração de grupos ilegais colombianos, informou nesta quinta-feira o jornal El Universo, citando uma autoridade militar.
Os oficiais formam dois contingentes da Força Aérea Equatoriana (FAE), cada um com cem oficiais, e foram deslocados às províncias de Sucumbíos (norte) e Esmeraldas (sobre a costa do Pacífico), disse o chefe do Exército na região fronteiriça, general Wagner Bravo, ao jornal.
"Estamos mobilizando um apoio às operações terrestres lideradas pelo Exército", disse Bravo sobre a unidade mobilizada em Sucumbíos e que desde a terça-feira tem como base permanente um batalhão na cidade de Lago Agrio.
Uma das missões deste grupo será controlar os acessos clandestinos da fronteira, de cerca de 700 km, ao longo da qual operam a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), grupos de narcotraficantes e contrabandistas, segundo as autoridades.
Bravo, chefe do Comando Operacional Número Um Norte, descartou que a mobilização dos oficiais signifique uma militarização dessa região.
"Não estamos militarizando a fronteira, estamos dando importância à situação que se vive no lado fronteiriço (...), infelizmente, a Colômbia tem um problema, e não queremos que este atinja o Equador, por isso, estamos colocando os elementos necessários", afirmou o oficial.
Em agosto passado, o ministério equatoriano do Interior anunciou a construção de um posto policial de controle migratório no cais de San Lorenzo (Esmeraldas) para regular o fluxo de pessoas a partir da Colômbia.
O Equador mobilizou cerca de 13 mil militares em sua fronteira norte, segundo as autoridades.
O presidente Rafael Correa decidiu reforçar a presença militar nessa região após o bombardeio colombiano contra uma base clandestina das Farc em Sucumbíos em 1 de março de 2008, que matou 25 pessoas, entre elas o número dois do grupo rebelde, Raúl Reyes.
O incidente derivou na ruptura das relações entre os dois países durante 21 meses.

Controlar fronteiras de Paraguai e Bolívia é prioridade, diz general brasileiro


As maiores preocupações do governo brasileiro na segurança fronteiriça são os limites com o Paraguai e a Bolívia, por onde entram os principais carregamentos de drogas e armas. A avaliação é do chefe de Inteligência Estratégica do Ministério da Defesa, general Francisco Carlos Modesto, que participou hoje (3) da abertura da 7ª Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana.

  “Essas são as áreas prioritárias para ocupação e deslocamento de meios tecnológicos. Na fronteira com o Paraguai temos cerca de 1,5 mil homens e na fronteira com a Bolívia, o equivalente a isso. Temos que multiplicar esse poder de combate com meios tecnológicos como aviões, helicópteros, embarcações e viaturas”, disse o militar.

  Para o general, os limites do país vão estar melhor cuidados quando for implementado o Sistema de Monitoramento das Fronteiras (Sisfron), que está em fase de projeto final, mas ainda sem custo quantificado. “Esse sistema vai permitir que possamos conseguir, com equipamentos, satélites e radares, monitorar a fronteira.”

  Atualmente as Forças Armadas têm 25 mil homens só na Amazônia. Segundo o general, seriam necessários pelo menos 32 mil soldados para garantir reforço na segurança fronteiriça. “Só que isso demanda tempo, com transferências e criação de novas unidades.”

Outro participante da conferência, o deputado federal e delegado federal licenciado Fernando Francischini (PSDB-PR), também apontou as fronteiras com Paraguai e Bolívia como os principais portões de entrada de armas e drogas, além de porta de saída para carros roubados. “De 70% a 80% das drogas que entram no Brasil chegam por ali. O Paraguai infelizmente continua um território próspero de corrupção, e ali o narcotráfico domina. E a cocaína boliviana é a que inunda o nosso país, trocada por carros roubados que lá são regularizados”, disse Franceschini.

Para tentar um maior controle sobre essas fronteiras, o general Modesto destacou o uso de novas tecnologias, incluindo veículos aéreos não tripulados (Vants). Atualmente dois desses equipamentos estão sendo testados pelo governo brasileiro para capacitação de pessoal. Um está sendo usado pela Polícia Federal (PF) e outro pela Aeronáutica.

Os Vants podem voar por 16 horas, a uma velocidade de 170 quilômetros por hora e a 6 mil metros de altura, o que dificulta sua visualização. Carregam câmeras de alta resolução, que repassam informações à equipe de terra, com poder de captar imagens em infravermelho, permitindo detectar pessoas no escuro ou escondidas sob árvores. “Ele foi usado em agosto na operação Ágata 1, na Cabeça do Cachorro, em Tabatinga (AM), com excepcional resultado. Foram destruídas três pistas clandestinas. Ele pode ficar mais tempo no ar, pois gasta menos combustível.”

Satisfeito com o resultado do Vant, o general espera que o país possa desenvolver tecnologia própria para fabricar a aeronave. “O mais importante é nos capacitarmos para fazermos o desenvolvimento de nossos Vants. Para isso, temos que adquirir capacidade tecnológica, investindo em educação. Tecnologias sensíveis nem sempre se transfere.”