SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Argentina propõe ao Brasil criação de agência espacial sul-americana


Ministro da Defesa argentino disse ter feito a proposta a Celso Amorim para que países juntem esforços para desenvolver o setor.
O ministro da Defesa, Celso Amorim, recebeu nesta terça-feira a proposta para a criação de uma agência espacial sul-americana de seu colega argentino, Arturo Puricelli.
Puricelli, que participou do seminário “A Indústria de Defesa como indutor da Transformação da Defesa Nacional”, pediu às autoridades e empresas dos dois países a criação de uma estratégia que permita à região desenvolver o setor espacial.
“Nossas comunicações estão dependentes da prestação de serviços que são dados por satélites de países de outras regiões e por isso devemos somar esforços para chegar ao espaço com uma agência espacial sul-americana”, justificou o ministro argentino.
Puricelli destacou para tal propósito os “espaços existentes e a capacidade brasileira”, além das “potencialidades” da Argentina nesse campo, que, segundo ele, “podem ser muito bem aproveitadas”.
“O que nos impede de ter um lançador de satélites sul-americano? O desafio dos ministros é criar uma agenda espacial sul-americana e ter satélites próprios em 2025″, considerou.
Em 2025, lembrou o ministro, os países que não disponham de radares para seu espaço aéreo civil terão que comprar o serviço de outras nações que desenvolvam esse tipo de tecnologia.
Concepção Artística do VLS-1B
No entanto, Puricelli disse à Agência Efe que a proposta ainda é “uma ideia para ser bem trabalhada antes de ser concretizada”.
Sobre a proposta de seu colega argentino, Amorim afirmou que o Brasil considera a iniciativa “positiva e adequada”, pois “contribui para a confiança” entre os países sul-americanos e para transformá-los em uma “comunidade de segurança”.
Em seu discurso durante o seminário, Puricelli argumentou que a América do Sul tem “muitas coisas para defender” e ressaltou a produção alimentícia conjunta entre Argentina e Brasil, “que é a maior do mundo”, além de riquezas naturais como os reservatórios de água do Aquífero Guarani, os recursos energéticos e a Amazônia.
Os dois ministros, após participar do seminário que reunirá até amanhã aos altos comandantes militares e representantes da indústria bélica brasileira, tiveram uma reunião de trabalho.
O encontro foi o primeiro de caráter internacional desde que Amorim assumiu a pasta da Defesa no dia 8 de agosto.
Veiculo Lançador de Satélites Argentino “TRONADOR II”