quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ministério da Defesa russo confirma incêndio em submarino atômico


Imagem da televisão russo  Ru-RTR  exibe trabalho de contenção do incêndio no submarino nuclear . Foto: AP
Imagem da televisão russo Ru-RTR exibe trabalho de contenção do incêndio no submarino nuclear
Foto: AP

O Ministério da Defesa da Rússia confirmou nesta quinta-feira que um incêndio afetou um submarino atômico durante os trabalhos de reparação nos estaleiros de Rosliakovo, na região setentrional de Murmansk.
Uma fonte militar explicou à agência Interfax que o fogo se deflagrou durante a utilização de andaimes de madeira pelos operários do estaleiro, mas ressaltou que o incêndio atingiu apenas o casco da embarcação. "A propagação do fogo no interior do submarino está descartada. Também não há ameaça para as equipes técnicas da embarcação", disse.
Além disso, a fonte garantiu que o reator nuclear do submarino está desligado e que a embarcação não possuía nenhum armamento em seu interior no momento do incidente.
Segundo o Ministério de Situações de Emergência, o incêndio foi provocado pela violação das medidas de segurança durante o processo de reparação do navio.
O canal de televisão local TV-21 informou que o incêndio aconteceu no submarino atômico Yekaterimburg, que está equipado com mísseis e havia acabado de entrar em reparo em um dos diques do estaleiro.
A emissora acrescentou que alguns helicópteros participaram dos trabalhos de extinção do incêndio. "Não há feridos. Os níveis de radiação estão dentro da norma", afirmou um porta-voz do Ministério de Emergências.
Uma equipe de investigadores militares já se encontra no local do acidente para interrogar as testemunhas e esclarecer as causas do incêndio.
O Yekaterimburg, que entrou em serviço em 1985 e tem 167 metros de comprimento, está equipado com mísseis de combustível líquido de mais de nove mil quilômetros de alcance.

Nenhum comentário: