domingo, 18 de dezembro de 2011

Israel e EUA estão decididos a impedir um Irã nuclear


Israel e Estados Unidos estão decididos a impedir que o Irã construa uma arma nuclear e não excluem nenhuma opção para conquistar este objetivo, afirmou neste domingo o ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, depois de se reunir com o presidente americano, Barack Obama.
"Nossos dois países consideram claramente que um Irã nuclear não é nem possível, nem aceitável, e estamos decididos a impedir que o Irã se dote de uma arma nuclear", afirmou Barak à rádio pública. "Repetimos que nenhuma opção deve ser retirada da mesa", acrescentou o ministro israelense, referindo-se a uma possível ação militar.
O ministro da Defesa fez estas declarações depois de se encontrar na sexta-feira em Washington com Obama, à margem de uma conferência do grupo União para a Reforma do Judaísmo (URJ).
Nesta ocasião, Obama reiterou o compromisso de seu governo de "impedir que o Irã desenvolva armas nucleares".
"Nós não nos limitamos a falar disto. Agimos e continuaremos pressionando" a República Islâmica, afirmou Obama, referindo-se às sanções econômicas reforçadas impostas ao regime iraniano nos últimos meses.
Israel e uma parte da comunidade internacional acusam o Irã de tentar fabricar armas atômicas, o que é desmentido pelas autoridades iranianas.

Nenhum comentário: