quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Brasil fornecerá à Bolívia informações sobre aeronaves não tripuladas


Com o propósito de tornar mais eficiente a luta contra o narcotráfico, a Bolívia receberá informações das aeronaves não tripuladas do Brasil, que realizam operações em sua região fronteiriça, segundo acordo entre os presidentes de ambos os países, reunidos em Caracas, Venezuela.
O encontro foi realizado paralelamente à Cúpula de Presidentes e Chefes de Estados da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribe (CELAC), encerrada em 3 de dezembro na Venezuela.
“A chefe de Estado brasileira dispôs-se a fornecer as informações às autoridades da Bolívia para enfrentarem o narcotráfico com mais eficácia”, disse o ministro boliviano da Defesa, Rubén Saavedra, que participou da reunião entre Evo Morales e Dilma Rousseff.
Saavedra explicou à imprensa estatal que o Brasil está utilizando Veículos Aéreos não Tripulados (VANT) nas fronteiras com a Bolívia e outras nações, e que o país ofereceu-se para fornecer às autoridades bolivianas as informações obtidas por tais aeronaves.
No final de outubro, os governos da Bolívia e do Brasil decidiram intensificar seus esforços para fortalecer o combate ao narcotráfico na extensa fronteira compartilhada pelos dois países, incluindo exercícios militares conjuntos.
O titular da Defesa informou também que, em sua primeira reunião bilateral, Morales e Rousseff abordaram aspectos como o apoio no campo energético e o equilíbrio nas relações comerciais.

Nenhum comentário: