sábado, 19 de novembro de 2011

Pentágono testa com sucesso bomba supersônica

Nova arma permitirá atingir alvos em qualquer parte do mundo em menos de uma hora

O Pentágono (sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos) anunciou esta quinta-feira (17) ter testado com sucesso uma bomba supersônica, o que dará aos estrategistas militares a capacidade de atingir alvos em qualquer parte do mundo em menos de uma hora.
Disparada por um foguete do arquipélago do Havaí às 11h30 (09h30 de Brasília) desta quinta-feira, a Advanced Hypersonic Weapon (AHW, Bomba Hipersônica Avançada) deslizou sobre o Pacífico "na velocidade do som" antes de atingir seu alvo no atol de Kwajalein, nas Ilhas Marshall, informou o Pentágono em uma declaração.
Kwajalein fica cerca de 4.000 km a sudoeste do Havaí. O Pentágono não informou a que velocidade máxima o alvo foi atingido.
Os cientistas qualificam de velocidade hipersônica aquela que excede Mach 5 ou cinco vezes a velocidade do som (6.000 km/h).
O objetivo do teste foi compilar informações e dados sobre "aerodinâmica, navegação, orientação e controle de tecnologias térmicas de proteção", explicou a tenente coronel Melinda Morgan, porta-voz do Pentágono.

Nenhum comentário: