sábado, 5 de novembro de 2011

Embraer apresenta o veículo aéreo não-tripulado Harpia


O veículo aéreo não-tripulado Harpia, projeto da Embraer em parceria com a israelense Elbit. (Foto: Embraer)
divulgou hoje a imagem do novo UAV (veículo aéreo não-tripulado) Harpia, que está sendo desenvolvido pela Embraer numa parceria com subsidiária da empresa israelense Elbit, a AEL de Porto Alegre, após um contrato assinado em setembro desse ano, no qual foi criado a empresa Harpia S.A., com sede em Brasília. O modelo, com características similares ao UAV Heron, projetado pela concorrente da Elbit, a IAI (Israel Aircraft Industries).
A Força Aérea Brasileira já está operando uma aeronave não-tripulada, o UAV Hermes 450 da Elbit, e a parceria com a Embraer visa justamente ampliar essa capacidade operacional tanto em autonomia de voo como alcance do radar e sensores embarcados no UAV destinado para as necessidades da Força Aérea Brasileira.
A imagem foi divulgada pela Embraer na apresentação dos resultados do trimestre, e segundo Stephen Trimble, do  o UAV, caso seja fabricado, tem boas chances de conseguir vendas externas para competir com os UAVs Heron da IAI e o Predator A da General Atomics.

Nenhum comentário: