segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Marinha na Operação “Ágata 1


O Ministério da Defesa e as Forças Armadas Brasileiras iniciaram a Operação “Ágata 1” para combater delitos transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira da Amazônia. O Brasil e a Colômbia firmaram um acordo para criação da Comissão Binacional Fronteiriça e adotaram o Plano Binacional de Segurança Fronteiriça, em uma cerimônia realizada em 4 de agosto de 2011, na cidade de Tabatinga (AM).
As ações fazem parte do Plano Estratégico de Fronteiras, lançado pela Presidenta Dilma Rousseff, em junho de 2011, com o objetivo de estabelecer alianças com os países que fazem fronteira com o Brasil.
A Marinha do Brasil vai empregar os Navios-Patrulha Fluviais “Pedro Teixeira”, “Amapá” e “Roraima”, os Navios de Assistência Hospitalar “Dr. Montenegro” e “Oswaldo Cruz” e duas aeronaves em ações de patrulha e inspeção naval e em atividades cívico-sociais nas calhas dos Rios Solimões, Içá, Japurá e Negro.
A Operação “Ágata 1” busca, ainda, reduzir índices de criminalidade, coordenar o planejamento e a execução de operações militares e policiais, intensificar a presença do Estado brasileiro na área e apoiar a população residente na região da faixa de fronteira.
Além das Forças Armadas, a iniciativa conta com o apoio da Polícia Federal, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, da Secretaria da Receita Federal, do Sistema de Proteção da Amazônia, da Força Nacional de Segurança, da Agência Brasileira de Inteligência e de órgãos de segurança pública do Estado do Amazonas.
FONTE: MB

Nenhum comentário: