sábado, 12 de fevereiro de 2011

Operação “Aspirantex 2011” no Pantanal

Aspirante da Escola Naval em adestramento de guarnecimento de armamento fixo 0.50 mm do Aviso de Transporte Fluvial “Piraim”




Também participaram da Operação três pesquisadores-professores da Universidadade de São Paulo e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul que, em parceria com a Marinha do Brasil, executaram um trabalho de base, inédito na região, coletando amostras de água de vários afluentes dos Rios Paraguai e Cuiabá. A coleta foi efetuada com a finalidade de realizar pesquisas aplicadas na área de uso e ocupação do solo no bioma do Pantanal, identificando os componentes químicos e a qualidade das águas que abastecem os rios da região.



O principal propósito da Operação “ASPIRANTEX” no Pantanal é familiarizar os Aspirantes com as diversas tarefas realizadas pelos navios da Flotilha de Mato Grosso. Dessa forma, eles conheceram as ações da Marinha na região Centro-Oeste do País e tiveram subsídios para as futuras escolhas da carreira.

Aspirantes da Escola Naval em adestramento de combate a incêndio na Praça de Máquinas do Aviso de Transporte Fluvial “Piraim”




No período de 10 a 23 de janeiro, 22 Aspirantes da Escola Naval embarcaram no Grupo-Tarefa composto pelo Navio-Transporte Fluvial “Paraguassu”, pelo Aviso de Transporte Fluvial “Piraim” e pela Embarcação de Apoio Fluvial “Leverger”, subordinados ao Comando da Flotilha de Mato Grosso. Os futuros Oficiais da Marinha do Brasil realizaram um estágio prático de conhecimento da área do Comando do 6° Distrito Naval, denominado Operação “ASPIRANTEX 2011”, que contou com a participação de mais de cem militares.



Durante este período, foram realizadas palestras sobre as atividades dos navios; adestramentos de “Nós e voltas”; montagem e desmontagem de armamentos; Postos de Abandono; Grupo de Visita e Inspeção e Grupo de Presa; cerimonial à Bandeira Nacional; interrogação de embarcações; procedimentos em fonia; e outros. Os Aspirantes tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer a navegação do Rio Paraguai e todas as suas peculiaridades, além de visitarem a cidade de Cáceres (MT), onde os navios estiveram abertos à visitação pública.

Nenhum comentário: