sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Ministro da Defesa da Venezuela diz que há risco de golpe de Estado no país

Brasília - O ministro da Defesa da Venezuela, Carlos Mata Figueroa, disse hoje (10) que háindícios de tentativa de golpe de Estado no país. Figueroa acusou segmentos da oposição de articular uma reação ao presidente venezuelano, Hugo Chávez. De acordo com ele, no entanto, a pressão exercida pela oposição não tem influência nas Forças Armadas.






"O nível de consciência dos nossos homens e mulheres é elevado. O que se percebe é a motivação, o orgulho de pertencer às Forças Armadas moralizada e mais unidas do que nunca, em torno do que estamos fazendo", disse o ministro venezuelano. As informações são da rede de televisão multiestatal, Telesur, com sede em Caracas, na Venezuela.





Para Figueroa, o exemplo desta motivação está no aumento de jovens que se alistaram no serviço militar. De acordo com ele, em 1998, 26 mil jovens fizeram o serviço militar obrigatório, hoje são cerca de 56 mil alistados.





Eleito presidente em 1998, Chávez deu início a uma nova etapa política na Venezuela, instaurando o que chamou de Revolução Bolivariana baseada no socialismo do século 21. Com o respaldo de referendos e eleições, o presidente mudou a Constituição e abriu a possibilidade da reeleição, Chávez venceu as disputas de 2000 e 2006.





O governo Chávez reúne críticos e admiradores interna e externamente. Para os favoráveis, o governo reduzir a pobreza e melhorou a qualidade de vida da população. Os críticos afirmam que ele é autoritário e impõe uma série de medidas de censura e limitações à liberdade de imprensa.



Fonte: Renata Giraldi - Agência Brasil

Nenhum comentário: