SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

domingo, 28 de novembro de 2010

'A minha satisfação é poder trazer a paz

'A minha satisfação é poder trazer a paz a essa comunidade. Fizemos história reconquistando a Vila Cruzeiro e o Alemão', disse o policial civil Henrique Cerqueira, que participou da ocupação do Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio, na manha deste domingo (28).




"Na Vila Cruzeiro foi mais difícil. Lá, os criminosos não sabiam que iríamos invadir. Aqui no complexo, não foi surpresa, tinha data e hora marcada. Mas fizemos história nesse domingo", acrescentou.



Muitos policiais que participaram da invasão, disseram que esperavam mais dificuldade na ocupação. "Eu esperava muito mais do Alemão. Estava preparado para o pior. Não foi fácil, agora temos que achar o lugar em que esses criminosos estão escondidos", disse o policial civil, Hélio.



Enquanto a polícia vasculha becos e casas nas comunidades, os moradores começam a circular pelas ruas do Alemão.



PM afirma que chefes do tráfico se entregaram

O relações públicas da Polícia Militar, coronel Lima Castro, afirmou por volta das 11h25 deste domingo (28) que alguns chefes do tráfico no Alemão, já se entregaram à polícia. O número e o nome dos suspeitos, no entanto, ainda não foi divulgado.



"A varredura no Alemão pode durar dias. Isso porque acreditamos que existam ali 5 mil moradias e cerca de 200 criminosos continuam ali dentro", diz o coronel Lima Castro.



Pouco antes disso, a polícia chegou à mansão do traficante conhecido como “Pezão”, que seria o chefe de tráfico do Alemão. O imóvel estava vazio. Segundo o delegado Marcos Vinícius Braga, trata-se de um imóvel triplex, com hidromassagem, discoteca, ar-condicionado em todos os cômodos, assim como TV de LCD.



“Eu nunca vi nada igual, é muito, melhor do que muita casa no Leblon, nunca vi disso”, disse o delegado, que afirmou que o traficante destruiu todos os cômodos antes da chegada da polícia.



Aos poucos, polícia toma favela

Depois de entrar no Alemão, por volta das 8h, aos poucos, a polícia vai tomando conta da região. Agentes chegaram à uma região conhecida como Coqueiral, no alto de uma das favelas. Deste ponto, os traficantes tinham visão privilegiada e podiam ver tudo o que acontecia na favela, inclusive a movimentação da polícia.



Segundo o delegado Ronaldo Oliveira, chefe das delegacias especializadas do Rio de Janeiro,

houve pouca resistência, e a polícia levou cerca de 2 ou 3 horas para chegar ao local. Mas ressaltou que a situação é "preocupantemente tranquila e que a quadrilha é covarde e perigosa". O delegado disse ainda que o trabalho de vasculhar casa a casa vai continuar.



Durante a ocupação , os blindados passaram por várias barricadas montadas pelo tráfico. Há dez suspeitos detidos, entre eles uma mulher. Os suspeitos chegaram num ônibus da polícia, do alto da favela.



Entre as apreensões, há seis toneladas de maconha e grande quantidade de armas.



Policiais vão vasculhar cerca de 30 mil casas

Já o relações públicas da Polícia Militar, coronel Lima Castro, afirmou que o momento é de fazer a varredura do terreno. "É um trabalho minucioso, que requer paciência. São cerca de 30 mil residências, 100 mil moradores", afirmou o coronel Lima Castro.


A preocupação, segundo o coronel, é com os moradores, já que há possibilidade de os criminosos estarem escondidos em casas da comunidade. "Eles (criminosos) são muito covardes, estão acuados. Nesse momento é cada um por si. Então podem fazer pessoas reféns, se esconder em casas de moradores", considerou o coronel Lima Castro.




"Por isso peço cautela aos moradores", disse o relações públicas da PM. "Permaneçam em suas casas e, se saírem, não carreguem nada nas mãos para que não sejam confundidos com os criminosos", alertou o coronel.



"Nossa obrigação é proteger a nossa vida e a dos moradores", concluiu Lima Castro.