SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Segundo colunista, Rafale levou o F-X2 e levará contrato com a Marinha

Segundo o jornalista Ricardo Boechat, da revista semanal IstoÉ, o relatório final do Comando da Aeronáutica sobre os 36 novos caças para a Força Aérea Brasileira está pronto. O documento assinado pelo Brigadeiro Juniti Saito escolheu o caça francês Dassault Rafale no programa F-X2.

Ainda segundo Boechat, a Marinha também está interessada na aquisição de 12 caças supersônicos para equipar o porta-aviões São Paulo, e que o modelo francês deve levar esse pedido também.
Segundo o Ministro da Defesa Nelson Jobim, o Presidente Luís Inácio Lula da Silva fará seu pronunciamento sobre a escolha do caça após as eleições do dia 3 de outubro, provavelmente no dia 23 de outubro, Dia do Aviador. Caso essa data não se concretize, a próxima data prevista é durante a realização da operação militar Cruzex, onde os caças Rafale da França estarão participando juntamente com a Força Aérea Brasileira de um exercício conjunto.
Nota do Editor: Essa notícia divulgada por Boechat sobre o F-X2 já é de conhecimento de todos, mas o negócio da Marinha apareceu mais uma vez, indicando que a tendência de compra dos caças Rafale para Marinha Brasileira deve mesmo ser concretizada. Aguardaremos até outubro. Vamos ver se teremos mais alguns capítulos dessa novela. Espero que não.

Novo supertelescópio vê primeiro asteroide potencialmente perigoso


O telescópio PS1, equipado com a melhor câmera digital do mundo e que se tornou operacional em junho, descobriu um asteroide que chegará a 6 milhões de quilômetros da Terra em meados deste mês. O objeto tem cerca de 50 metros de diâmetro e foi encontrado em imagens de 16 de setembro, quando se encontrava a 30 milhões de quilômetros.






Divulgação/PS1SCImagem de 2010 ST3 (círculo verde), feita pelo telescópio PS1, montado no HavaíVeja também:



Telescópio com a melhor câmera digital do mundo torna-se operacional



Trata-se, de acordo com nota divulgada pelo Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, o primeiro objeto potencialmente perigoso encontrado pela busca Pan-Starrs - sigla em inglês de Telescópio de Busca Panorâmica e Sistema de Resposta Rápida. O asteroide foi designado 2010 ST3.



"Embora esse objeto em particular não vá atingir a Terra no futuro imediato, a descoberta mostra que o Pan-Starrs é o sistema mais sensível dedicado a descobrir asteroides potencialmente perigosos", disse, em nota, Robert Jedicke, membro do Consórcio Científico PS1. "Este objeto foi detectado quando ainda estava longe demais para ser visto em outras buscas".



A maioria dos maiores objetos potencialmente perigosos já foi catalogada, mas pesquisadores suspeitam que há um grande número de corpos com menos de 1,5 km de diâmetro e que ainda não foram vistos. Esses corpos poderiam causar danos graves em escala regional caso atinjam a Terra. Impactos desse tipo ocorrem, de acordo com estimativas, numa escala de milhares de anos.



O consórcio responsável pelo Pan-Starrs espera que o sistema detecte dezenas de milhares de novos asteroides a cada ano, e com precisão suficiente para calcular suas órbitas.



Qualquer objeto de tamanho considerável que apresente uma boa chance de se aproximar da Terra nos próximos 50 anos será catalogado como "potencialmente perigoso" e monitorado.