SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

sábado, 22 de maio de 2010

Em maio de 2010, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva “Brigada das Missões”, realiza a Operação Curare II – 2010 no estado do Amazonas, nas regiões de fronteira com a Colômbia e o Peru. Nessa oportunidade o Exército Brasileiro cumpre seu dever legal previsto na Constituição Federal e nas Leis Complementares 97/1999 e 117/2004.




Normalmente as operações militares recebem denominações com termos típicos da região. Neste caso, o vocábulo “curare” faz referência a compostos químicos orgânicos conhecidos como venenos de flecha, extraídos da casca de certos cipós de plantas encontradas na América do Sul. Possuem intensa e letal ação paralisante, embora sejam utilizados medicinalmente como relaxante muscular ou anestésico.





A Operação Curare II – 2010 tem a finalidade de intensificar a presença das Forças Armadas junto à faixa de fronteira oeste, reprimindo os delitos transfronteiriços e ambientais, além de reforçar, junto à população regional, o sentimento de nacionalismo e de defesa da Pátria.





Durante a operação, será intensificada a vigilância na faixa de fronteira no estado do Amazonas, por meio de patrulhamentos terrestres, aéreos e fluviais. Também serão estabelecidos postos de bloqueio fluviais na calha dos rios para a realização de revistas em embarcações. A zona de atuação compreende a faixa de fronteira que se estende da cachoeira do Machado, ao norte, até a foz do rio Breu, ao sul. A área de responsabilidade da 16ª Brigada de Infantaria de selva é 4,4 vezes maior que a Inglaterra.





Participam da operação cerca de 582 militares do Exército Brasileiro, que realizarão ações táticas como patrulhas a pé, aeromóveis e fluviais, operações especiais, assim como atividades logísticas e de comunicações.





A Operação Curare II – 2010 conta com a participação de órgãos de segurança, como a Polícia Federal e o IBAMA. Esse suporte proporciona maior eficiência e rapidez nas ações de repressão, fiscalização e apoio à população.





Concomitante às ações de patrulhamento e fiscalização, estão sendo desenvolvidas ações de caráter cívico-social, como atendimento médico e odontológico, apresentação de banda de música militar, entre outras. Tais atividades visam proporcionar melhores condições de vida aos cidadãos residentes naquelas localidades.