domingo, 14 de novembro de 2010

Bombistas suicidas atacam base da NATO no Afeganistão



Um grupo de bombistas suicidas tentaram atacar a maior base da NATO no Leste do Afeganistão durante a madrugada de hoje, sábado, mas o ataque foi repelido.






Militares afegãos junto aos corpos de alguns dos atacantes da base



Os talibãs reivindicaram a responsabilidade do ataque, o segundo à base da NATO junto a um aeroporto, nos arredores da cidade de Jalalabad, em seis meses.



Os rebeldes atacaram um posto de controlo do Exército Afeganistão localizado fora da base de Jalalabad ao nascer do dia, o que motivou um tiroteio que durou pelo menos duas horas e envolveu helicópteros da NATO, afirma no sítio da Internet do Exército afegão o sargento Abdullah Hamdard.



Segundo a agência noticiosa AP, um porta-voz do governo provincial de Nangarhar, Ahmad Zia Abdulzai, confirmou o ataque e afirmou que oito rebeldes tinham sido mortos, incluindo dois bombistas suicidas.



O porta-voz dos talibãs Zabiullah Mujahid afirmou que eram 14 os atacantes, tendo 11 morrido.



Num comunicado, as forças da Aliança Atlântica confirmavam que tinham sido atacadas, mas nenhum estrangeiro ou afegão tinha morrido.



A AP acrescenta que um seu repórter fotográfico no local viu três mortos envergando fardas do Exército afegão, que os talibãs muitas vezes usam como disfarce.



A base da NATO localiza-se a 120 quilómetros a Leste de Cabul, na principal estrada que liga a capital afegã à fronteira com o Paquistão.

Nenhum comentário: