sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Nave Soyuz é lançada com 3 astronautas rumo à Estação Espacial

Uma nave espacial russa com dois cosmonautas e um astronauta norte-americano foi lançada rumo à Estação Espacial Internacional. O lançamento ocorreu na base russa no Casaquistão nas primeiras horas de sexta-feira (horário local).






Veja também:



Congresso dos EUA apoia plano de terceirização de viagens espaciais



Alexander Kaleri, Oleg Skripochka e Scott Kelly se juntarão a outros três membros na estação orbital após uma viagem de dois dias a bordo na nave Soyuz.



A televisão russa e a Nasa mostraram o lançamento da nave, às 5h11 no horário local (20h11 hora de Brasília de quinta-feira).



Os três astronautas fazem a viagem a bordo da primeira nave Soyuz totalmente digital. Essa versão aperfeiçoada permitirá dobrar a taxa de lançamentos, o que ajudará a manter a ISS com tripulação completa - seis astronautas a bordo - mesmo no intervalo entre a aposentadoria dos ônibus espaciais americanos e a estreia da nova geração de naves dos EUA.



A Soyuz que será usada para levar a próxima tripulação à estação espacial, em dezembro, foi danificada durante o transporte, anunciou o chefe da agência espacial russa na quinta-feira. Isso poderá causar um pequeno adiamento no lançamento.




Nenhum comentário: