domingo, 14 de fevereiro de 2010

Cultivando com cuidado a sua-tecnologia Saab Drakn Lenbra-os Caça do Futuro como os sperit Americanos neutralidade, a Suécia poupou-se os horrores da Segunda Guerra mundial. Nos movimentos que agitavam o mundo no fim deste conflito, o reino escandinavo decidiu que devia dotar-se de uma indústria de armamento completamente independente, a fim de garantir a sua neutralidade. Aquilo incluia aos sistemas mais complexos, como os aviões de armas tem reaction. A responsabilidade de desenvolver estes êchut tem o Svenska Aeroplan AktieBolaget (Companhia Sueca de Aviões), ou seja SAAB, sociedade que tinha livro    o seu primeiro avião em 1940.
                                                        Saab Drank Lenbra-os Caça do Futuro como os sperit Americanos  a transformação do seu modelo 21 motorisation tem-se reaction, o primeiro aparelho Saab daprès-guerre foi o Saab 29 Tunnan (tonel). Este aparelho eficaz, sob a sua parte externa patauds, foi seguido do Saab 32 Lansen (Lança), que rendeu por sua vez o lugar ao Saab 35 Draken (Dragão). Embora em princípio desenvolvidos unicamente para I' Exército de I ' Ar Real sueco, estes aviões sejam exportados em quantidades para os países neutros como I' a Áustria e os outros países escandinavos (Dinamarca, Finlândia).'

Como foi frequentemente o caso para as gerações precedentes, a Suécia lançou-se dansI' estudo da sua quarta geração de aviões de combate à reaction bem antes da maior parte dos países que dispõem no entanto de uma indústria muito mais potente. O novo aparelho devia ser apto, da mesma maneira que o seu antecessor, igualmente ao papel de interceptor Mach 2 que ao chasseur-bombardier Mach 1, e isto a partir de pistas sumárias e curtas sob o duro clima do grande norte sueco.

do 1961, os trabalhos comprometiam-se sobre o novo conceito. Its conduziam ao Saab 37 Viggen (Raio) cujo protótipo voou primeira vez em Fevereiro de 1967.

o primeiro Viggen de série, uma versão chasseur-bombardier AJ37, saiu de cadeia em Outubro de 1970, para juntar-se ao Flygvapnet (Exército de I' Ar sueco) em 1971. mantendo ao mesmo tempo em serviço o seu Draken no papel de interceptores, o Flygvapnet preocupou-se de desenvolver novas versões do Viggen. Três alternativas secundárias do Viggen entraram assim em produção, quando 32 chasseurs-bombardiers AJ37 foram entregues: biplace de treino SK37, apto ao combate, o SF37, aparelho de reconhecimento (facilmente identificável tem a sua ponta antes de truffée cameras) e o SF37, alternativa biplace de reconhecimento marítimo que se diferencia do SK37 apenas por sistemas de aviónica especialmente adaptados aos operations de patrulha acima do mar.

a versão interceptor JA37 JaktViggen (Raio que combate) foi lançada em 1972, mas nenhum financiamento estêve accord& antes de 1974, quando um AJ37 alterado ao padrão JA37 efectuou o seu primeiro voo, o 4 de Junho. O primeiro JA37 inteiramente novo voou o 15 de Dezembro de 1975, mas a produção de série pôs-se realmente a caminho apenas em Outubro de 1977; e será necessário esperar 1980 para ver o primeiro JA37 operacional, acusando um enorme atraso sobre o programa inicial. O fabrico das primeiras versões do Saab 37 arrétés em 1980, mas Saab-Scania produziu o JA37 até ao fim dos anos 80.



os drakn lenbra a tecnlogia do futuro de caça 

Se põe-se à parte o punhado biplaces SK37, todos os Viggen c.p. rtagent a mesma célula monoplace monoréacteur. O seu velame em delta muito aberto e seus gouvernes pato constitui traços característicos da silhueta do Viggen. Foi Pun dos primeiros aviões à reaction que utilizam esta configuração gouvernes de profundidade colocados interinamente ' frente;' classifica-o entre os conceitos muito inovadores, meu is sobretudo explica as suas características de decolagem muito curta. Estes desempenhos doiventbeaucoup igualmente ao reactor duplo fluxo Volvo Flygmotor RM8. Construído na Suécia e desenvolve a partir do motor civil Pratt & Whittney JT8D, o RM8 comporta um canal de pós-combustão de concepção inteiramente suedoise, que assegura ao Viggen uma empurrão mais que suficiente para descolar muito curto, voar Mach 1 à baixa altitude e Mach 2 às altitudes de intercepção.

toda vertiam-o do Viggen são propulsado pelo RM8A básico, excepto o JA37 que beneficia da empurrão acrescida do RM8B, ligeiramente mais gorda. Para as aterragens curtas, o piloto põe ceuvre num imponente sistema inversor de empurrão monta no c.p. rtie parte traseira da fuselagem, e que permite ao Viggen de se arréter menos de 400 m após ter tocado rodas, ou seja menos da metade da distância necessária para uma aterragem clássica.

os pilotos suecos provocam-se réguliére-ment a utilizar este inversor de empurrão ligeiramente à maneira dos pilotos aéronavale quando aterram sobre porte-avions procurando pendurar o primeiro dos fios de acórdão. Este

formação toma qualquer sua importância quando observa-se do exiguïte do território sueco tal qu ' um agressor pode-se facilmente tornar inutilizáveis touter as bases aéreas;' neste caso, previstos por muito tempo pelo Estado-maior do Flygvapnet, os aviões de armas suecos operariam a partir simples de troços de auto-estradas (isto explica porque, na Suécia assim como a Suíça, os carris de protecção de certos troços d ' auto-estrada é montada sobre charneiras para o escamoter).'

O sistema de armas do Viggen é arquitectura em redor do radar Doppler à impulsos LM Ericsson UAP 1011, optimiza para o ataque ao solo. As versões JA37 são equipadas do radar UAP 1023, optimizadas para as missões de combate air-air, com superior às funções balayage em condução de TIR por parte. O posto de pilotagem comporta uma mira cabeça elevada e um sistema numérico de condução do voo Honeywell/Saab-Scania SA07, que allege consideravelmente cargo de trabalho do piloto em condições de combate.

o Viggen foi concebido em redor do piloto, tido a imagem dos outros aviões de armas de quarta geração, como o F-15 Eagle, de maneira a responder docilmente e instantaneamente tido qualquer ordem do piloto. O aparelho é desprovido de armamento inteme membro permanente, mas os pode emporter uma grande diversidade de armas sob os seus sete pontos accrochage, e nomeadamente um canhão de 30 mm Oerlikon KCA habita em pod ventral. Na prática, todos os Viggen em esquadrão é equipado permanentemente deste pod canhão, que os pilotos consideram assim como

um armamento interno. Os AJ37 podem emporter uma grande diversidade de armas ar-solo: bombas clássicas, bombas guiadas que aplanam, subidas, mísseis. Os JA37, quantum são capazes de levar a efeito diversos tipos de armas air-air. Naturalmente, os sete pontos de evacuação podem igualmente receber tanques de combustível suplementares larguables, bidóes de medidas defensivas activas e/ou passivas e pods de reconhecimento diurne e/ou nocturno.

os mísseis britânico Sky Lanterna elétrica e americano AIM-9 Sidewinder (designe Rb24 em (' arsenal sueco) faz parte da panóplia de armas air-air do Viggen.' Na sua panóplia de armas ar-solo figuram, para os SK37 assim como para os AJ37, o míssil Maverick, que o Flygvapnet designa Rb75.



O VIGGEN EM SERVIÇO

Para I' indústria de armamentos sueca, as exportações não desempenham um papel também vital que nos grandes países da Europa ocidental, especialmente a França. No entanto, Saab-Scania tem propõe o seu Viggen à várias forças aéreas européias. O esforço de promoção mais importante foi realizado no âmbito do "contrato do Século" europeu, quando a Bélgica, a Dinamarca, a Holanda e o Norvége decidiram, no meio dos anos 70, que substituam a sua frota de F-104 vieillissants. Os régles muito estritos que enquadram as exportações suecas de armamentos não deviam, em princípio, gèner a venda do Viggen tem países de I' O.T.A.N., dois dos quais encontravam-se além disso fazer parte das nações escandinavas, como a Suécia elle-méme. Finalmente, o Geral Dynamics F-16 Falcon foi escolhido como caçador de primeira linha dos degraus nórdicos do O.T.A.N..

Caça gripen
Alguns tempos após, I' a Índia considerou o Viggen, conjuntamente com o Mirage Fl e o SEPECAT Jaguar, para preencher missões chasseur-bombardier à longa distância. Mas Saab dut retirar a sua oferta, porque o governo americano recusou atribuir a licença de exportação de um reactor derive do JT8D, apesar do facto de este motor era essencialmente utiliza sobre aviões civis, incluindo na já Índia. Por outro lado, I' a Áustria tencionou igualmente adquirir o Viggen; mas este país, tradicionalmente cliente da indústria de armamentos sueca houve finalmente e decidiu passar-se de um avião de última geração, decididamente demasiado dispendiosa para o orçamento de um pequeno país neutro.

(' ausência de qualquer exportação durante a primeira metade do a em nnées 80, Saab-Scania tinha mais apenas o Flygvapnet como um único cliente.' O Exército do Ar sueco contava nessa época cinco esquadrões de combate e seis esquadrões de reconhecimento equipados de uma mistura de 52 SF37 e SH37, aos quais acrescentava-se só uma esquadrão de treino avançado, equipado de 15 SK37. Quatro esquadrões de intercepção opérationrielles alinhavam 70 JA37, enquanto 76 outros JA37 JaktViggen eram esperados para completar a dotação das forças dinterception do Flygvapnet até à aurora dos anos 90.

Particolar eu sô mais que o Brasil  tenha um Pouco mais de Parceria com -Saab com esta Tecnlogia de Caça
Como o Drank que Jâ lenbra os Caça do Futuro com os B-2 SPRET AMERICANO

Nenhum comentário: